segunda-feira, 4 de junho de 2012

O longo e o curto

 

É um famoso e clássico teste do comportamento humano. Coloque uma criança numa sala fechada, livre de distrações, sentada à mesa onde há apenas seu doce preferido em um prato. O adulto lhe diz: “Se você não comer o doce agora mas esperar por 15 minutos, quando eu voltar trarei mais um e você poderá comer dois. Se comer antes de eu voltar, só poderá comer um.” O adulto sai da sala e deixa a criança.

Faça o teste com quantas crianças quiser. Os resultados são sempre semelhantes. Algumas crianças comem o doce assim que o adulto sai da sala. A maioria resiste um pouco mas acaba comendo antes dos 15 minutos passarem. E uma minoria resiste, reluta, confia, espera, e ganha os dois doces no final.

O experimento foi feito pela primeira vez em 1972 na Universidade de Stanford nos EUA, envolvendo mais de 600 crianças. Mas não parou aí. A cada dez anos passados do experimento, os pesquisadores voltam para analisar as mesmas crianças que participaram e ver o seu desempenho nas suas atividades gerais da vida. A última avaliação foi em 2011 e apenas continua comprovando as anteriores: as crianças que se controlaram mais durante o experimento se tornaram pessoas significantemente mais bem-sucedidas e competentes na vida.

O que isso ensina sobre o ser humano?

Somos imediatistas. Não gostamos de esperar. Não confiamos em promessas que demoram a se concretizar. Buscamos o aqui e agora, o prazer já.

É uma outra maneira de ver e entender o pecado.

O marido que trai a esposa está pensando no curto prazo. O que resiste a beleza e tentação de outras mulheres está pensando no longo prazo.

A pessoa que gasta seu dinheiro (ou usa o cartão de crédito) porque foi influenciada pela propaganda e as vitrines coloridas, muitas vezes está pensando no curto prazo. Aquela que espera o momento certo, se priva por um tempo porque quer saldar uma dívida ou fazer algo maior, está pensando no longo prazo.

A pessoa que vive a vida como se nunca fosse morrer nem se encontrar com Deus, está pensando no curto prazo. Aquela que crê, se afasta do mal, e vive pensando na sua vida eterna está pensando no longo prazo.

A fé espera, a carne quer agora.

As emoções só querem saber do momento, a inteligência pensa no amanhã.

O espírito pesa as consequências, o corpo busca a gratificação imediata.

E você? Tem pensado no curto ou no longo prazo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário